nasce de um clamor feito pelos descendentes de italianos, que semelhantemente aos descendentes de portugueses vêm sofrendo ao longo dos anos com golpistas, péssima prestação de serviços, descaso, falta de clareza orçamentária, falta de informações dos eventuais riscos do processo e possíveis custos extras.
Falta também de direcionamento específico, e sensação de abandono, principalmente devido à ausência de suporte constante e especializado até a conclusão do processo, até efetivamente se tornarem italianos.
muitas pessoas nos buscaram na Aliança Portuguesa para que cuidássemos dos seus processos para a obtenção da Cidadania Italiana, e não podíamos estender as mãos naquele momento, nem ao menos, tínhamos quem poderíamos indicar ou direcionar com tranquilidade e segurança, que fosse de nossa inteira confiança, pois não sabíamos se teriam o mesmo cuidado, respeito e atenção que temos com os descendentes de portugueses.
Por essa razão, decidi me reunir com nosso time interno, e depois de muito planejamento, novas contratações e treinamentos, montamos e consolidamos toda a estrutura necessária para dar todo o suporte aos italianos e seus descendentes. Assim formarmos o departamento focado inteiramente na jornada italiana, de ponta a ponta, composta por Pesquisadores experientes tanto no Brasil quanto na Itália, ampla equipe técnica para preparação de documentos, tradutores juramentados, ampla rede de cartórios parceiros para emissão e apostilamento de certidões em todo o país, Advogados especializados e registrados no Consiglio Nazionale Forense (CNF), equivalente à Ordem dos Advogados da Itália, ou seja, assim nasceu a ALIANÇA ITALIANA.
Resgatar, Relembrar, Recontar, Retomar, Reconquistar, Reunir, Reatar, Religar, Restaurar, Reconstruir, Restabelecer, Recriar, Renovar, Renascer, Reviver e Perpetuar todos os vínculos com o solo, com o sangue e com seus familiares italianos.
Contudo, respeitando a individualidade, a personalidade, a intensidade, o mover das mãos, o falar alto, o calor no coração, as brigas e desentendimentos familiares como expressão máxima do seu amor, a defesa incondicional dos seus e todas as outras características específicas do povo italiano. A sua essência, o seu sentimento, o amor à família, a paixão pelo passado e pela história, a boa lembrança da infância, a cozinha da casa, os almoços, os domingos, o tempero da nona e o brilho do olhar da saudade dos que se foram.
A Aliança Italiana é Italiana!
Respeita, ama a Itália e seus descendentes.
Vive e pulsa essas cores.
É única e protagonista.
Apesar de ser a filha mais nova, tem luz própria.
Anda sozinha e decide a sua própria jornada.
Sabe o que quer e aonde quer chegar.
Se comunica exclusivamente com os seus, sem intermediários.
Sente as suas dores e se alegra nas suas alegrias.
É parte de um grupo, mas tem independência.
Nasceu para unir. Reunir!
Sonha junto!
A Itália chamou
L’Italia chiamò
Integraremos a Coorte
Stringiamci a coorte
Estamos prontos para a morte
Siam pronti alla morte
Estamos prontos para a morte
Siam pronti alla morte
A Itália chamou, sim!
L’Italia chiamò!
Nós fomos, por séculos
Noi fummo da secoli
Oprimidos, ridicularizados
Calpesti, derisi
Porque não somos um povo
Perché non siam popolo
Porque somos divididos
Perché siam divisi
Reúna-nos sob uma única
Raccolgaci un’única
Bandeira, uma esperança
Bandiera, una speme
De juntarmo-nos
Di fonderci insieme
O tempo é agora
Già l’ora suonò
Unimo-nos, amemo-nos
Uniamoci, amiamoci
A união e o amor
L’unione e l’amore
Revelam aos povos
Rivelano ai popoli
Os caminhos do Senhor
Le vie del Signore
Juramos tornar livre
Giuriamo far libero
A terra natal
Il suolo natio
Unida por Deus
Uniti, per Dio
Quem pode nos vencer?
Chi vincer ci può?
Aliança Italiana: Uma nação, uma paixão, infinita história.
Fábio Knauer